Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

17 março 2014

16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós

Bartolomeu Campos de Queirós. Imagem extraída do Google


     Sobre a Importância da Fantasia na Literatura

     “A literatura, se construída de fantasia, é feita do que não temos. Só fantasiamos sobre o que sonhamos. Fantasiar é noticiar ao mundo que ainda tenho desejos. Fantasiar é festejar a vida”.
                                           Bartolomeu Campos de Queirós – “Para Ler em Silêncio”

   
Diante das inúmeras censuras em nome do politicamente correto escolhemos A FANTASIA como tema para o 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós.
Em homenagem ao grande escritor, educador e pensador Bartolomeu Campos de Queirós, que nomeia este seminário, fomos buscar inspiração para a reflexão e o debate sobre o tema nos seus inúmeros escritos.
Neste ano em que a FNLIJ comemora o 40º aniversário da realização do 14º Congresso do IBBY realizado no Brasil cujo o tema foiO Livro Como Instrumento na Formação e no Desenvolvimento da Criança e do Jovem convidamos a todos que se interessam pela formação de leitores por meio da literatura, professores ou pais para participar dessa discussão.
O Seminário Bartolomeu Campos de Queirós tem por objetivo refletir com profissionais e interessados das áreas de educação e cultura a necessidade e importância  da leitura de livros de qualidade.
O Seminário ocorre durante a programação do 16º Salão do Livro FNLIJ para Crianças e Jovens.
O 16º Salão do Livro FNLIJ para Crianças e Jovens irá acontecer de 28 de maio a 08 de junho de 2014. O Salão já se tornou parte do calendário cultural do Rio de Janeiro e será realizado no Centro de Convenções Sul América – Centro – Rio de Janeiro.  O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens é um projeto pioneiro de caráter institucional, por ter criado no país uma feira exclusivamente de livros de literatura e informativos para esse público e por introduzir a presença de biblioteca em recinto de feiras de livros.
Além da programação de 3 dias, que segue abaixo, a FNLIJ inaugura no espaço do Salão um momento de comunicações acadêmicas para pesquisadores interessados a expor seus trabalhos sobre A Fantasia na Literatura.
O 16º Seminário acontece nos dias 02, 03 e 04 de junho de 2014.
Nestes 3 dias contaremos com a seguinte programação:
1º Dia - Dedicado à Literatura na Argentina
2º Dia - XI Encontro de Autores Indígenas com o tema “Literatura indígena, a bola da vez”.
3º Dia – Iremos refletir sobre a literatura por meio de temas tratados no 14º Congresso do IBBY realizado pela FNLIJ no Rio de Janeiro há 40 anos atrás, em 1974.
                                                
                                                                                                        Comunicações

Este ano a FNLJ buscando aproximar a produção acadêmica sobre leitura, literatura para infância e juventude convida pesquisadores interessados a realizarem comunicação durante o período de 04 a 06 de junho de 2014.
Os trabalhos devem conter reflexões de pesquisas em andamento ou concluídas que dialoguem com os 4 temas propostos pelo 14º Congresso em 1974, em seu relatório final, a saber:
1.      O livro infantil, sua criação, produção e promoção
2.      A aproximação criança – livro
3.      A formação e a preparação do adulto para fazer a aproximação entre a criança e o livro
4.      O trabalho internacional com o livro infantil

Os trabalhos devem tratar o percurso desses temas ou apenas um deles, nos últimos 40 anos ou abordar a situação atual. Entendemos que estes temas são estruturantes nos processos de promoção da leitura literária e assim devem propor a reflexão sempre.
Regras para envio:
Os interessados em fazer comunicação devem enviar resumo em até 2.500 caracteres, até o dia 10/04. Os resultados dos trabalhos selecionados será comunicado entre 20/04 e 25/04.
Cada comunicação terá o tempo de 15 minutos para apresentar e poderá contar com data- show.
Pelo menos uma (1) pessoa, caso seja trabalho de equipe, terá que realizar a inscrição no 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós.
A FNLIJ irá compor a comissão científica que irá julgar os trabalhos selecionados. Os critérios para seleção pautam desde a clareza das ideias no texto até a correspondência com a proposta. Os selecionados deverão enviar o trabalho compilado na íntegra assim como suas imagens, se houver. Esses trabalhos serão publicados no site da FNLIJ. 
Maiores informações: FNLIJ - tel: 21 – 2262 9130; e-mail: seminario@fnlij.org.br
  
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ
Brazilian Section of IBBY
Rua da Imprensa, 16 - Salas 1212 a 1215
20030-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: 55 21 2262-9130
Fax: 55 21 2240 6649
 www.fnlij.org.br

Nenhum comentário: