Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

04 fevereiro 2012

XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

Imagem extraída do Google

TEMA GERAL:

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.

XVI ENDIPE
Período: 23 a 26 de julho de 2012
Limite de vagas: 2.500 Vagas.
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP

A escola, como instituição social, cumpre uma função que lhe é específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa escolar para todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra conquistas, como a ampliação do atendimento a quase todas as crianças em idade escolar, ao mesmo tempo em que evidencia enormes problemas, como a sonegação do ensino público, com qualidade, para boa parte da população que nela está inserida.
As políticas educacionais implementadas nos últimos vinte anos acabaram por impor às escolas um excessivo controle, que tem dificultado sua organização a partir de projetos político-pedagógicos próprios e emanados do trabalho coletivo de sua comunidade. Em decorrência, estão perdendo a possibilidade de se recriar frente às novas demandas sociais, padecendo com a imposição curricular praticada em várias redes de ensino, com as múltiplas avaliações externas (que privilegiam resultados em detrimento de processos educacionais), com a precarização e intensificação do trabalho dos professores, entre outros aspectos. Toda essa situação caminha no sentido do esmagamento de possíveis projetos institucionais e pedagógicos com identidade própria, causando o empobrecimento das práticas docentes e a deterioração da qualidade da formação disponibilizada aos alunos.
A escola pública pede socorro!
Nós educadores que ainda acreditamos numa sociedade que se torne justa e solidária pela socialização e partilha de saberes, de conhecimentos e de valores, estamos convocados a responder a esse grito de alerta. Nunca é demais perguntar: que sociedade queremos para os brasileiros das gerações futuras? Sem medo de pieguice, podemos afirmar que essa sociedade está sendo tecida nos espaços/tempos da escola pública!
É por isso que o momento atual requer o compromisso de todos os setores da sociedade, principalmente o dos educadores, em favor da escola pública, criando possibilidades para o enfrentamento de seus problemas, de modo a fazer cumprir sua função social de assegurar aprendizagens enriquecedoras a todos os alunos, ampliando a perspectiva de direitos, garantida no plano legal.
O XVI ENDIPE coloca em destaque essa problemática e convoca os educadores para refletirem, a partir dos retratos da nossa escola, sobre o que nos cabe como docentes, bem como o que se impõe à Didática e às Práticas de Ensino das diferentes áreas do conhecimento e o que pode se renovar por meio de nossas ações.
Desde sua criação, no início dos anos 1980, os ENDIPEs constituem espaço privilegiado para a apresentação e o debate de pesquisas, estudos e experiências que buscam responder questões emergentes da educação brasileira. Tendo por tema geral: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE – o XVI ENDIPE se propõe a ser um espaço de articulação de trabalhos que, ao considerarem o ensino como prática social e com base nos campos teórico e disciplinar da Didática e das Práticas de Ensino, indiquem caminhos e perspectivas teóricas, metodológicas e políticas para a superação dos entraves que geram cada vez mais uma desigualdade social, a partir da sonegação do ensino de qualidade, como direito de todos que passaram a ter acesso à escolaridade.

Eixos Temáticos
1.   Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula
Subtemas:
1.1 Currículo Interdisciplinar e Projeto Político-Pedagógico; escola de nove anos, escola em ciclos e a avaliação – desdobramentos para a Didática e para as Práticas de Ensino no cotidiano escolar
1.2 Didática e Práticas de Ensino: diversidade cultural e desigualdade social e os impactos à Didática e às Práticas de Ensino no cotidiano escolar
1.3 Didática e Práticas de Ensino e Temas da Contemporaneidade
1.4 A Didática e as Práticas de Ensino: Diálogo de Saberes

2.   Políticas de Formação Inicial e Continuada de professores
Subtemas:
2.1 A Didática e as Práticas de Ensino como campos disciplinares na formação de professores
2.2 A Didática e as Práticas de Ensino e as condições de trabalho docente
2.3 Programas de Formação de Professores: entre concepções, propostas e experiências
2.4 Programas de Formação de Professores a Distância: entre concepções, propostas e experiências

3.   Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições
 Subtemas:
3.1 Interferências da relação público/privado na vida da escola: repercussões para o ensino, a aprendizagem e a gestão.
3.2 Didática e Práticas de Ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação e seus impactos no cotidiano das práticas pedagógicas e de ensino
3.3  Gestão da Escola, do Currículo, do Projeto Político-Pedagógico nos Diferentes Níveis de Ensino: repercussões na qualidade do ensino e da aprendizagem.
3.4 Práticas Pedagógicas: propostas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem


Período de inscrição de trabalhos
PRÉ-INSCRIÇÃO GRÁTIS – www.endipe2012.com.br
05/12/2011 até 29/02/2012

Um comentário:

Leonardo Melo disse...

Blog muito interessante... com varias dicas boas e exoticas e muito bem escrito. Passarei aqui mais vezes...
visite tb o meu
http://www.insulisdilectio.blogspot.com/