Direito Autoral

Desrespeitar os direitos autorais é crime previsto na Lei 9610/98.

28 março 2011

Para não esquecer: “os índios na visão dos potiguara”


Imagem: blog Guerreiros Potiguara


Geralmente, no dia 19 de abril, a mídia costuma apresentar informações um tanto superficiais em torno dos povos indígenas no Brasil. Espera-se com a implementação da lei 11645/08, que não só a rede de ensino (do fundamental ao universitário, do ensino público ou particular) e outros segmentos da sociedade possam refletir acerca dos povos originários na visão dos próprios indígenas.

Para não esquecer que "todo dia é dia de índio" como diz a  música; a semana dos povos indígenas contará com o lançamento do livro “Índios na visão dos Potiguara”, na aldeia São Francisco - Baía da Traição/PB. Para celebrar o acontecimento, os Potiguara apresentarão também o grande ritual de toré. A propósito desse lançamento, os responsáveis pelo Blog Guerreiros Potiguara revelam: “Estamos felizes pelo trabalho realizado e esperamos que todos possam curtir o resultado junto conosco".

O toré contará com a participação de parentes Potiguara de todas as aldeias. O acontecimento será compartilhado também por estudantes secundaristas e universitários, pessoas de cidades vizinhas, pesquisadores e representantes dos órgãos que apóiam a causa indígena. Na visão dos parentes potiguara: “este é o momento propício para lançar nosso livro, pois poderemos compartilhá-lo com todos os presentes num momento festivo”.

Como se pode ver, a literatura de autoria indígena vem se firmando cada vez mais como parte da história e da cultura que infelizmente o Brasil/Brazil desconhece.


São Paulo, 28 de março de 2011
Graça Graúna

Um comentário:

Art'palavra disse...

Meu recado para os potiguara:

Estimados(as) parentes: sou uma potiguara originaria do Rio Grande do Norte. Atualmente me encontro em São Paulo, fazendo pos-doutorando à luz da nossa cultura indígena. Em tempo, permita-me divulgar no meu blog a noticia do livro “Indios na visão dos potiguara”. Quando chegar o lançamento desse livro, por favor reservem meu exemplar.
Que Ñanderu/Deus/Tupã nos acolha.
Graça Graúna

Resposta dos Guerreiros potiguaras

guerreirospotiguara
27/03/2011 às 17:32
Graça Graúna permitimos que publique o lançameto do livro e também a existência de nosso blog Guerreiros Potiguara.
Ficamos muito felizes por você se reconhecer Potiguara no Rio Grande do Norte…
Grande Abraçooo